segunda-feira, 7 de junho de 2010

FUROSHIKI

Antes do Japão ter se tornado uma sociedade de consumo e esbanjar furiosamente sacos de plástico para transportar todo e qualquer objeto, era tradicional usar-se para esse fim pequenos lenços de seda ou algodão denominados furoshiki. Pensa-se que a utilização deste sistema de acondicionamento e transporte tem origem nos banhos públicos, durante o período Edo, para onde as pessoas levariam a sua muda de roupa dobrada e embrulhada numa trouxa.
Com o tempo o costume perdeu-se e as embalagens descartáveis poluentes, como os sacos plásticos, impuseram-se. A arte do furoshiki viu-se então confinada ao embrulho decorativo, no entanto - nos dias de hoje - adquiriu novas possibilidades, com outros tipos de tecido a utilização tomou outra dimensão. Recentemente, as preocupações ambientais trouxeram um novo fôlego à arte do embrulho, pois os tecidos são um material reutilizável em novas embalagens.

Hoje em dia os furoshiki são utilizados vantajosamente e criativamente em detrimento das embalagens descartáveis. Podemos vê-los em todo o tipo de situações, como bolsas, embalagens de livros, garrafas... (via obviousmag)

Então, vamos aprender a fazer uma bolsa como esta?
É super fácil, olha só:
Pegue um lenço (aproximadamente 70cm x 70cm)
Coloque o tecido com os desenhos para cima...
...dobre-o, formando um triângulo...
...dê um nó de um lado...
...e depois no outro...
...abra o tecido e vire-o, deixando a parte de dentro para fora - os nós ficam para dentro...
...agora dê um terceito nó para criar a alça e...voila - está prontíssima sua bolsa, eu não disse que era fácil! (via chewingthecudweekly)
Aqui tem uma explicação em vídeo - mostrando a mesma bolsa:

Um comentário:

  1. para mim a raça mais inteligente são os japoneses.linda bolsa obrigado pelas dicas vou fazer uma para mim.

    ResponderExcluir