segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DICA IMPORTANTÍSSIMA

BANHEIRO
Dos ambientes domésticos, o banheiro é o segundo a concentrar o maior número de fungos e bactérias, perdendo apenas para a cozinha. Para a maioria das pessoas, esses micro-organismos são inofensivos, mas, para outras, podem causar alergias e demais doenças. Veja como se livrar deles de forma simples e eficiente. (texto Adriana Fricelli - Portal Decoração.com)


Tira poeira, entra água e sabão
Em banheiros sem ventilação e, eventualmente, com vazamento, os fungos são inevitáveis. Mas esses sinais podem ser indicativos de má higiene. A melhor (e mais barata) maneira está na retirada do pó e na sábia mistura de água com sabão.
Limpeza
A chamada limpeza mecânica (água e sabão) deve ser feita, de preferência, todos os dias. Basta utilizar panos limpos e, caso deseje, desinfetantes para complementar.

Livre de bactérias
Se mal higienizado, o vaso sanitário pode se tornar um foco transmissor de doenças. Mas vale ressaltar que uma correta higienização começa no hábito de lavar as mãos.
Limpeza
Com uma escova consistente e levemente áspera, remova os resíduos sólidos do vaso. Depois, aplique água, sabão e água sanitária como complemento.
 
 
Cada um com a sua
Quanto maior a umidade, melhor para os fungos. Para evitá-los, o ideal é que cada visita e morador tenham a sua própria toalha de rosto. Assim que forem usadas, elas devem ser estendidas sob o sol para secar.
Limpeza
Desde que o banheiro seja arejado e a higiene, eficiente, cada pessoa pode usar a mesma toalha por cerca de três dias. Depois disso, a peça precisa ser lavada com água quente e sabão. A alta temperatura mata grande parte dos micróbios causadores de doenças.
 
No lugar certo
Afinal, qual é a melhor forma de acondicionar as escovas de dente? Como se sabe, em ambientes domésticos, a umidade em excesso é inimiga, até mesmo quando se fala em higiene bucal. Por isso, pelo menos em casa, deixe-as fora dos armários e guarde-as em recipientes específicos.
Limpeza
Após o uso da escova de dente, lave-a para eliminar todos os resíduos. Em seguida, seque-a com a sua própria toalha ou papel-toalha e coloque-a em um porta-escovas. Se o ambiente estiver higienizado, os fungos que estiverem no ar, e em contato com a escova, serão certamente inofensivos.


Cuidados especiais
Alguns cuidados básicos ajudam a prevenir o surgimento e a proliferação de fungos e bactérias. Um deles é manter o banheiro sempre seco e ventilado. Se for preciso, recorra ao ventilador a cada três dias.
Limpeza
Outro é retirar a sujeira sempre com acessórios limpos e – por que não? – divertidos, como este chinelo de algodão. Atenção especial ao lixo, que deve ser removido diariamente.

Limpeza x Perfume
O professor Jorge Timenetsky, doutor em Microbiologia, pela Universidade de São Paulo (USP), alerta para a real eficiência do álcool em gel, dos desinfetantes e da água sanitária contra os microorganismos. Segundo ele, os desinfetantes só terão efeito como agente de descontaminação quando aplicados sobre uma superfície limpa. Mas atenção: não se deixe levar pelo olfato. “O cheiro forte de um produto não está associado à sua eficácia antimicrobiana”, frisa o professor.

A água sanitária, por sua vez, é um produto acessível e eficiente, ao contrário do álcool em gel, que é bom para a limpeza mas ineficaz contra fungos e bactérias. Em todos os casos, a recomendação do especialista é: “leia todos os rótulos e só leve para casa produtos de marcas que tenham sido testadas.”
(Tirei do portal decoracao)

Um comentário:

  1. Nossa, lendo isso me dei conta que às vezes não dou tanta importância a umidade e aí é que mora o perigo. Li, reli e tomei providências. Voltarei mais vezes. Valeu pela dica.
    Beijos,
    Iray

    ResponderExcluir